Comportamento de Risco – IOC-FIOCRUZ

Updated on 13 de outubro de 2016 in Notícias
0 on 13 de outubro de 2016

Comportamento de Risco
Núcleo de Epidemiologia – Hospital Evandro Chagas
IOC-FIOCRUZ

 


01) Além do uso da caminha tem outras meios de evitar a AIDS?
A resposta esta na diminuição da vulnerabilidade individual e da coletividade. O seja:

  • No nível individual: Aprender e treinar a negociar com parceiro dentro dos seus valores sobre o uso da camisinhas e tipo de praticas; escolha e sua confiança no parceiro; diminuir o numero de parceiros; não compartilhar seringas em caso de ser usuários de drogas endovenosas, aprender mais sobre as DSTs; e abolir os mitos errôneos que existem na cultura local sobre sexualidade.
  • No nível social e do governo: Educação e valores sobre sexualidade e prática de sexo seguro de acordo com o grupos alvos na sociedade; facilitar acesso da população aos preservativos; distribuir síringafas para evitar o compartilhamento de seringas entre usuários de drogas; melhorar a qualidade de serviço de bancos de sangue.

02) Como posso exigir o uso da camisinha e não estimular a desconfiança com o parceiro?
Não há resposta fácil. Numa relação novo é mais fácil porque se pode estabelecer as normas na nova relação. No caso de uma relação duradoura fica mais complicado pela desconfiança que pode surgir. A única solução viável é o dialogo sobre um assunto importante e se lembrando da vulnerabilidade/responsabilidade individual e a nossa relação com a coletividade (neste caso o parceiro).

03) A pessoa corre risco de pegar AIDS mesmo usando camisinha?
O uso da camisinha é sexo mais seguro. Não é uma garantia absoluta mais faz a relação sexual ser muito mais seguro e é a única opção que existe além da abstência sexual. Tomando o seu tempo para aprender o uso correto da camisinha, saber negociar o uso com o seu parceiro e fazer a camisinha parte do jogo erótico você diminuirá em muito o seu risco.

04) Quem só transa com uma pessoa de sua confiança está sujeito a contaminação?
Depende da confiança bilateral. Havendo um fidelidade bilateral e ambos tem um teste anti-HIV negativo, esta fora do risco de pegar AIDS pela ato sexual.

05) Quais as camisinhas seguras?
As camisinhas oferecido no mercado devem ter sua aprovação pelo INMETRO que faz testes de segurança. Faça uma consulta ao INMETRO.

06) Quais as praticas sexuais de maior risco para ser contaminado pelo HIV?
Em ordem de risco:

  • Risco alto: Qualquer sexo penetrativo desprotegido, seja anal ou vaginal
  • Risco ignorado: Sexo oral desprotegido
  • Risco mínimo: Sexo oral e penetrativo protegido
  • Sem risco: Abstinência sexual, caricie, beijo, etc.

07) Existe, e o que é, um “grupo de risco”?
Este era um nome usado durante a década de 1980 e depois passou de usar o conceito do comportamento de risco. Como agora o vírus se espalhou de forma geral fala-se em vulnerabilidade das pessoa e da sociedade ao vírus. Foi uma opção infeliz de se usar o conceito de “grupo de risco” que levou a muitos problemas e conflictos sociais pelo preconceito existente na sociedade.

08) Como pode se relacionar com pessoas de “comportamento de risco” ?
Em primeiro lugar há relações sociais que não são sexuais. Neste caso o relacionamento deve ser normal e sem preconceito. Caso há uma vontade de relação sexual deve ser feito de forma protegido (usando o perservativo)

09) As campanhas de prevenção tem ajudado modificar os hábitos sexuais das pessoas?
Infelizmente, sabemos que informação não necessariamente muda comportamento. Especialmente quando se trata do comportamento sexual. Isto não significa que as ações de preventivo (educação, distribuição de preservativos, aconselhamento individual, etc.) não seja importante. Uma experiença na França, pode ser considerado um sucesso de “marketing” do preservativo com mais um “objeto de consumo” sem estar vinculado aos DSTs e AIDS.

10) Tenho só um(a) parceiro(a) fixo, mesmo assim corro risco de me infectar?
Depende do seu comportamento e da sua confiança no parceiro junto com uma avaliação do teste do HIV dos dois.

  • Liked by
Reply